Conheça as teses e dissertações desenvolvidas pelo grupo do LATEC/UFRJ:

 

Teses de Doutorado

Web 2.0 e Linguagens Digitais: uma metodologia para o Ensino de Arte - Luciana Guimarães Rodrigues de Lima - Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada - Faculdade de Letras -  Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2015;

 

Dissertações de Mestrado

O Uso do Fanfiction nas Aulas de Produção Textual no Ensino Médio - Bianca Jussara Borges Clemente - Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada - Faculdade de Letras -  Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2013;

Interação no Processo de Produção de um Programa de Capacitação Profissional - Flavia Nogueira Martins - Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada - Faculdade de Letras -  Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2012;

Um Estudo Etnográfico sobre Interação em Edublogs - Laís Cappaun Dalsóquio – Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada - Faculdade de Letras -  Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2012;

Ambientes Virtuais na Perspectiva da Linguagem: Utopia, Distopia, Discurso – Evaldo Carneiro de Mello Sobrinho – Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada - Faculdade de Letras -  Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2011;

Construção de Game Educativo e o Game em Sala de Aula: uma perspectiva da linguagem -Rogério Noboa da Silva Junior – Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada - Faculdade de Letras - Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2011;

Análise dos Componentes Interacionais no AVA PCM – Politécnica/UFRJ: um estudo de caso - Fabiana Melo Macieira Lawinscky - Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada - Faculdade de Letras – Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2011;

Portais de Informação como Suporte a Comunidades de Aprendizagem: uma análise dos processos de comunicação e interação do Portal GPA - Marcus Vinícius Freitas Mussi - Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada - Faculdade de Letras - Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2011;

Análise da Aplicação de um Hipertexto com Alunos do Ensino Médio - Tereza Cristina Moraes - Programa Inerdisciplinar de Linguística Aplicada - Faculdade de Letras -  Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2010;

Comunicação, Interação e Discurso em Ambientes Virtuais de Aprendizagem -  Luciana Guimarães Rodrigues de Lima - Programa Inerdisciplinar de Linguística Aplicada - Faculdade de Letras -  Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2009;

Uso da Plataforma Moodle como Apoio ao Ensino Presencial: um Estudo de Caso - Laura Maria Miranda Delgado - Programa Inerdisciplinar de Linguística Aplicada - Faculdade de Letras - Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2009;

Busca de Informações na Internet por Alunos de Graduação a Distância: um olhar discursivo e pedagógico - Thelma de Carvalho Guimarães Programa Inerdisciplinar de Linguística Aplicada - Faculdade de Letras - UFRJ - 2009;

A Contribuição da Internet para a Prática Pedagógica dos Professores de Língua Inglesa - Telmo Cruz Borges Programa Inerdisciplinar de Linguística Aplicada - Faculdade de Letras - UFRJ - 2007;

A Aplicação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem no Contexto do Nível Médio de Ensino: a Plataforma E-Proinfo - Patrícia de Souza Martins - Programa Inerdisciplinar de Linguística Aplicada - Faculdade de Letras -  Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2007;

O projeto pedagógico nos programas a distância apoiados pela internet: um estudo de caso -Sandra Catarina Nogueira Campos - Programa de Pós Graduação em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2006;

Uso da tecnologia na educação continuada: Estamos realmente utilizando as pedagogias adequadas? - João José Bignetti Bechara - Programa de Pós Graduação em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2006;

Elaboração de Projetos Multidisciplinares com Apoio da Informática: estudo de caso do colégio Santa Mônica - José Ayres Trigo - Programa de Pós Graduação em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2005;

Uso de Jogos cooperativos no ensino a distância via internet - Fernanda Felix - Programa de Pós Graduação em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2005;

Formação de Professores: análise de uma prática no contexto das novas tecnologias - Vanda Zidan - Programa de Pós Graduação em Educação - Faculdade de Educação -  Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2005;

A função da avaliação do ensino-aprendizagem e sua contribuição para a melhoria da qualidade de ensino: um estudo de caso - Maria do Perpetuo Socorro Barbosa de Moraes - Programa de Pós Graduação em Educação - Faculdade de Educação - UFRJ - 2003;

O ensino-aprendizagem de língua portuguesa num recanto amazônico: Competências em construção - Maria Luiza Rodrigues Vitor - Programa de Pós Graduação em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2003;

Educação rural no projeto de assentamento colibri em Rio Branco / AC – um estudo de caso - Jailene Ribeiro Soares - Programa de Pós Graduação em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2003;

Teorias e mudanças no comportamento de professoras de Rio Branco - AC - Elisabete Carvalho de Melo - Programa de Pós Graduação em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2003;